| |

28 de fev. de 2010

RELÍQUIA DE SALOMÃO

Arqueóloga israelense descobre muralha de 6m de altura e 70m de comprimento construída há três mil anos, muito provavelmente durante o reinado do filho de Davi.

"E Salomão se aparentou com Faraó, rei do Egito, e tomou a filha de Faraó, e a trouxe à Cidade de Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e a casa do Senhor, e a muralha de Jerusalém em roda." Foi essa passagem bíblica, retirada do livro I Reis (3,1), que inspirou a arqueóloga israelense Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, a buscar indícios do suposto muro. Foram três meses de escavações que envolveram 50 cientistas até que parte da provável muralha do rei Salomão estivesse exposta. "As ruínas são muito impressionantes e bem construídas, sob todas as formas", explicou Eilat ao Correio, por telefone.


"Não era uma construção comum. O que temos até agora é apenas 70m de comprimento da fortificação. Tenho certeza de que a muralha era ainda maior. A parte que se apresentou para nós supera os 6m de altura", acrescentou. Questionada se o muro resistiu incólume a dois milênios, a arqueóloga foi reticente: "Ele está muito mais preservado do que eu poderia esperar". Eilat e sua equipe determinaram a datação da obra após a minuciosa análise de relíquias desenterradas no mesmo sítio. "Encontramos no local algumas peças de cerâmica características do século 10 a.C. Elas estavam enterradas sob locais diferentes da estrutura e nos remontaram ao período de Salomão", afirmou. Ela admitiu que a descoberta é a única capaz de aproximar a ciência moderna de uma construção provavelmente erguida durante o reinado salomônico. "O único local em Jerusalém que poderíamos procurar por tal coisa é onde estamos desenterrando", garantiu.


A parte da muralha está situada em Ophel, uma região entre a Cidade de Davi e a porção sul do Monte do Templo. O complexo escavado inclui um portão interno para a "quadra real" da cidade e uma torre erguida no canto que permite uma vista do vizinho Vale Kidron. Foi construído com base nos parâmetros de ruínas erguidas na época do Primeiro Templo de Jerusalém, como aquelas encontradas nas cidades de Megiddo, Beersheva e Ashdod.


Compilação


Para chegar provavelmente até Salomão, Eilat realizou uma combinação de informações e dados arqueológicos. "Em primeiro lugar, consideramos a própria estrutura sólida e imensa da muralha", disse a cientista. "Em segundo lugar, percebemos que sua localização é muito importante e, por último, chegamos à data de 10 séculos a.C.", acrescentou. De acordo com ela, todos os elementos condizem com a passagem bíblica de que Salomão teria realizado grandes obras em Jerusalém, inclusive a própria muralha. "A Bíblia descreve como o rei construiu seu templo e seu palácio, além do muro à sua volta", concluiu. "Nossa descoberta indica uma probabilidade muito grande de que essa era uma obra de Salomão."


Eilat sustenta que a descoberta é uma "contribuição muito importante" para a arqueologia do Oriente Médio. "Jerusalém é muito antiga, com pelo menos 5 mil anos de existência, e o fato de termos uma parte bem preservada dessa cidade é uma grande contribuição", sustenta a arqueóloga. "Eu sou muito privilegiada por ter chefiado a escavação e ser parte disso", acrescentou.


Segundo a especialista, a muralha havia sido construída em um local inabitado, fora do centro populacional de Jerusalém. "Era uma nova área. O muro foi erguido para proteger a cidade."


Entre os objetos encontrados no sítio arqueológico, estão ainda marfim, amuletos, joias e impressões em selo. Algumas jarras tinham a inscrição em hebraico "Para o rei" impressa no pegador, o que atestava seu uso pela monarquia. Também foram escavados selos com nomes em hebraico e estatuetas de cultos.



(Jornal da Ciência)


0 comentários:

Postar um comentário