| |

21 de set. de 2009

Dieta adequada pode melhorar a acne em adolescentes, indica estudo

(O globo)

Mudar a alimentação pode ajudar a diminuir a acne em adolescentes, afirmam pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega. Em parceira com médicos de Boston, nos Estados Unidos, e Lhasa, no Tibete, os médicos avaliaram a saúde e os hábitos de 3.775 adolescentes e descobriram que uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar pode piorar o quadro de acne em quem já tem um histórico da doença.

Segundo os pesquisadores, adolescentes que não têm o hábito de ingerir frutas e legumes crus e ingerem muitos alimentos com farinha branca, açúcar e chocolate costumam ter um pele pior do que aqueles que mantêm uma dieta balanceada. A descoberta é ainda mais visível no sexo feminino.


O motivo, dizem os médicos, nada tem a ver com a ideia antiga de que a gordura da alimentação pode 'entupir' os poros. De acordo com eles, a razão seria o índice glicêmico (IG) dos alimentos. O IG indica a capacidade que aquele alimento tem de aumentar a taxa de glicose no sangue. Picos frequentes de glicose aumentam a produção de insulina, hormônio que, em excesso, aumenta a taxa de gordura corporal e deixa o organismo mais sujeito a uma série de doenças.


A mudança na dieta não vai evitar o aparecimento da acne em quem tem uma forte predisposição genética, dizem os pesquisadores, mas pode ajudar a acelerar o resultado dos tratamentos indicados pelo dermatologista. Já no caso de quadros leves, uma alimentação adequada pode deixar a pele bem mais bonita. O estudo pode ser encontrado na publicação "BMC Public Health" deste mês.


0 comentários:

Postar um comentário