| |

28 de out. de 2009

ALGA TÓXICA CAUSOU EXTINÇÃO DOS DINOS?


O hypescience publicou ontem um artigo sobre uma nova teoria sobre a extinção dos famosos dinossauros. Dessa vez a causa não foi o impacto de um asteróide ou o vulcanismo, mosquitos muito menos o dilúvio, foram algas tóxicas.

Segundo o estudo realizado por geólogos e toxicólogos, essas algas azul-esverdeadas, eram muito comuns na natureza, e tinham propriedades que produziam venenos e acabavam com o oxigênio da água. O geólogo James Castle e o ecotoxicólogo John Rodgers não deixam de reconhecer que fatores como asteróides e atividades vulcânicas tiveram seu papel, mas para eles as algas foram o mais importante.

Um grande detalhe é que não devemos esquecer que existem consequências que não podem ser ignoradas, se de fato, a Terra foi atingida por um grande asteróide, se houve vulcanismo intenso, dentre outros fatores, e para tais teorias existem boas evidências.

Um asteróide quando colide com a Terra (nas proporções que acredita-se que teria) não levanta apenas poeira, ele pode levantar até mesmo tsunamis. E é o que provavelmente tenha acontecido, o vulcanismo também pode ter sido gerado pelo impacto direto ou indireto do asteróide, o fenômeno é muito complexo, e só se pode teorizar sobre isso. No entanto, sabe-se hoje que não houve apenas um asteróide ao atingir a Terra, e sim vários. O importante é frisar que com o impacto gerou-se um reação encadeia, que culminou com no Dilúvio. O dilúvio por si só explicaria a extinção em massa dos dinossauros, e o detalhe de que o tipo de extinção que aconteceu não era o de se esperar em uma catástrofe, talvez pela breve perpetuação de algumas espécies no registro fóssil seria facilmente explicado pela teoria do "zoneamento ecológico", que defende que os fósseis encontrados no registro fóssil em distintas camadas não implicam necessariamente épocas distintas e separadas por milhões de anos, mas sim pelo ambiente ou região em que viviam e foram subitamente pegos pelo dilúvio.

O dilúvio ainda é a melhor explicação para o súbito desaparecimento dos dinossauros.

0 comentários:

Postar um comentário