| |

1 de out. de 2009

DIGITAL DO CRIADOR

A afirmação de que cegos têm a audição mais aguçada que pessoas que têm a visão normal é muito comum. Até Hollywood já tomou proveito da crença, transformando em filme a HQ “Demolidor”, em que o protagonista é um super-herói cego com os outros sentidos mais acentuados. Mesmo assim, um estudo recente mostra que isso é mais realidade que fantasia.

Cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, testaram pessoas cegas e com a visão normal para analisar a sua habilidade para localizar sons. Seguindo a lógica da crença, os cegos tiveram maiores pontuações nos testes, mas os cientistas perceberam que a idade em que a pessoa ficou cega afetou sua performance na experiência. Aquelas que nasceram cegas tiveram a melhor performance, e aqueles que ficaram cegos quando eram crianças ficaram só um pouco para trás. As pessoas que perderam a visão depois dos dez anos tiveram uma colocação semelhante à das pessoas com a visão normal.

Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque o cérebro de uma criança pode se reestruturar para que as áreas do cérebro usadas para o processamento visual sejam usadas para outros propósitos. Uma evidência disso são imagens dos cérebros das pessoas cegas que tiveram a melhor habilidade para localizar os sons. De acordo com os cientistas, o cérebro dessas pessoas trabalha com as áreas visuais e auditivas do córtex. Os cegos que tiveram menores pontuações tinham pouca ou nenhuma atividade no lóbulo visual, assim como as pessoas com a visão normal.

(hypescience)

NOTA: É fantástico o que o cérebro humano pode fazer independente de nossa vontade para compensar perdas e tentar equilibrar todo o organismo, assim como visto no artigo. Essa pequena máquina fantástica surpreende muitos evolucionistas, o que mais chama atenção nessa pequena máquina capaz de tanto é a consciência, o mecanismo de existência, o fato de pensarmos, isso é fantástico e só pode ser resultado de uma mente superior, e não vejo onde encontrar essa capacidade a não ser em Deus, pois não consigo imaginar as forças cegas da física gerando algo tão perfeito, tanto que o filósofo David Chalmers afirmou que uma ciência materialista não pode explicar a consciência humana. Acredito nessas palavras.

0 comentários:

Postar um comentário