| |

10 de jul. de 2009

Busca pela fonte da juventude revela frustação humana


(BBC Brasil)

Um dos resultados do pecado que mais frustram a vida de qualquer um, é o fato do envelhecimento, e após este, a morte. Como o homem não foi criado para morrer, aceitar a morte é difícil, especialmente a idéia de uma separação de entes queridos. Muitos não sabem nem o que acontece após a morte, para ver o que as Sagradas escrituras falam a respeito clique aqui.

Veja abaixo a notícia divulgada pelo BBC Brasil sobre um estudo feito com uma droga que acredita-se, pode prolongar a vida.

Substância da Ilha de Páscoa pode retardar envelhecimento, diz estudo.

Uma substância encontrada no solo da Ilha de Páscoa - a rapamicina - pode ajudar a combater o processo de envelhecimento, segundo uma pesquisa de cientistas americanos publicada na revista especializada Nature.


Quando os cientistas usaram a rapamicina para tratar camundongos idosos, sua expectativa de vida aumentou em até 38%. A pesquisa aumenta as perspectivas de se conseguir retardar o processo de envelhecimento em idosos. Mas uma especialista britânica advertiu contra o uso da droga para este fim, já que a rapamicina também afeta o sistema imunológico.


Medicina


A rapamicina foi descoberta pela primeira vez na Ilha de Páscoa, nos anos 70. Ela já é usada para evitar a rejeição de órgãos transplantados em pacientes e em tubos implantados em pacientes para manter suas artérias coronárias abertas. A substância também está sedo testada como um possível tratamento para câncer. Os pesquisadores em três centros americanos, no Texas, Michigan e Maine, deram a substância para os camundongos com idade equivalente a 60 anos em humanos. A rapamicina aumentou a expectativa de vida dos roedores entre 28% e 38%.


Os pesquisadores estimam que, em termos humanos, este aumento poderia ser ainda maior se tanto câncer como doenças cardíacas também fossem evitadas e curadas no processo. O pesquisador Alan Richardson, do Barshop Institute, disse: "Faço pesquisas sobre envelhecimento há 35 anos, e já houve várias das chamadas intervenções 'anti-envelhecimento' que nunca obtiveram sucesso".


"Nunca pensei que poderíamos encontrar uma pílula anti-envelhecimento para as pessoas durante minha vida, mas a rapamicina parece prometer justamente isso."


"Acreditamos que esta seja a primeira evidência convincente de que o processo de envelhecimento pode ser retardado e a expectativa de vida estendida por uma terapia com drogas começando em uma idade avançada", disse Randy Strong, do Texas Health Science Center.


Restrições calóricas


A rapamicina parece ter um efeito semelhante à uma dieta de redução calórica, que já se mostrou ser eficaz em aumentar a expectativa de vida. Ela afeta uma proteína das células chamada mTOR, que controla vários processos envolvidos no metabolismo e resposta a situações estressantes. Os pesquisadores tiveram que encontrar uma maneira de reformular a droga para que ela ficasse estável o suficiente para chegar até o intestino dos camundongos antes de começar a se decompor. O objetivo original era começar a ministrar a rapamicina para os camundongos aos quatro meses de idade, mas o atraso devido à nova formulação fez com que o tratamento só começasse quando as cobaias já tinham 20 meses de idade. Os pesquisadores acreditavam que os camundongos já estariam muito velhos para que a droga tivesse algum efeito e se surpreenderam com o resultado.


"Esse estudo claramente identificou um potencial terapêutico para o desenvolvimento de drogas com o objetivo de prevenir doenças ligadas ao envelhecimento e aumentar a expectativa de vida", disse Strong.


"Se a rapamicina ou drogas similares funcionarem como imaginamos, a potencial redução de custo para serviços de saúde é enorme."


'Não tente em casa'


A médica Lynne Cox, especialista em envelhecimento da Universidade de Oxford, descreveu o estudo como "animador". Segundo ela, "é especialmente interessante que o remédio tenha sido eficiente mesmo quando dado a camundongos idosos, já que seria muito melhor tratar o envelhecimento em pessoas mais velhas do que usar drogas como essas por toda a vida."


Mas, ela acrescentou, "de modo algum ninguém deve pensar em usar este remédio em particular para aumentar sua própria expectativa de vida, já que a rapamicina é imuno-supressora".


"Enquanto que os camundongos de laboratório são protegidos de infecções, isso é simplesmente impossível entre a população humana."


"O que o estudo faz é ressaltar um importante caminho molecular para o qual novas e mais específicas drogas podem ser criadas."


"Se é sensível tentar aumentar a expectativa de vida é outra questão; talvez, aumentar a expectativa de vida saudável, e não de vida, seja um objetivo melhor."



NOTA: O fato é que nós envelhecemos, e as pessoas dariam qualquer coisa para permanecer jovens o quanto lhe for possível, isso revela uma frustração. O ser humano é inconformado com a transitoriedade da vida. Exemplo disso é a morte do rei do pop Michael Jakson. Uma hora envolto em glória terrena, outra hora recebe o mesmo fim guardado para todos os homens: a morte. Infelizmente como o mundo está quase totalemnte desligado da pessoa de Jesus Cristo, os homens ficam sem esperança para lutar contra algo que eles não tem força. Não tem a noção das maravilhosas promessas de Jesus, inclusive da vida eterna. Mesmo tentando prolongar o máximo possível a vida neste mundo, o homem é como a neblina, como a erva verde, passa rapidamente. E mesmo assim não é dada atenção ao que a Bíblia revela sobre o amor de Deus pelos homens. A palavra inspirada diz: "Que é o homem mortal para que te lembres dele?" (salmo 8:4) Nada somos, mas mesmo assim contundentemente a Bíblia afirma: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Prolongando em 10, 15 ou 50 anos de vida, o fim do homem será o mesmo: a morte. Mas os que confiam nas promessas de Cristo não precisão se conformar com isto, "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." (João 11 : 25).

Seria ainda interessante notarmos que o estudo diz que o efeito é semelhante a redução calórica na dieta, e ainda que em termos humanos, os resultados seriam melhores se doenças como o câncer podessem ser evitadas e também curadas. Estão riscando de perto o que a Igreja Adventista prega com relação a reforma de Saúde. Podemos viver mais e melhor com essa reforma, prova disso é reportagem sobre a longevidade dos Adventistas. Deus criou tudo perfeito, inclusive uma dieta vegetariana. Basta seguir os passos que Ele designou.

0 comentários:

Postar um comentário