| |

5 de jul. de 2009

Fósseis de dinossauro são encontrados em lago na Austrália

Paleontologista Scott Hocknull analisa uma amostra dos três fósseis encontrados na Austrália

(Folha Online)

A "seca" de dinossauros na Austrália parece ter acabado. A descoberta de dois titanossauros herbívoros e de um predador parecido com o velociraptor, anunciada nesta sexta-feira (3), promete colocar a Austrália no mapa global dos dinossauros, finalmente.


Fósseis de dinossauro são muito raros na Austrália. A maioria das amostras está incompleta, dentre as cerca de doze espécies conhecidas.


O predador, cujo nome é Australovenator, tinha por volta de 5 metros de comprimento e 2 metros de altura a partir do quadril. Era tão mortal quanto o Velociraptor, mas maior e mais poderoso, com três garras afiadas em cada braço.


Sepultura aguada


Ele era descendente dos alossauros e ancestral do carcadontossauro, que incluía os predadores gigantes dos continentes ao Sul, disse Scott Hocknyll, do Museu de Queensland.


O fóssil do Australovenator foi encontrado em restos de uma "piscina" de um pequeno lago, cuja idade é calculada em 98 milhões de anos [sic].


Os dois titanossauros vieram dos mesmos depósitos. Ambos tinham entre 16 e 18 metros de comprimento, mas o Wintonotitan tinha constituição física semelhante à de uma girafa, enquanto o Diamantinasaurus era parecido com um elefante.


Mais pelo caminho


"O que é excitante é o potencial para o futuro", disse o paleontologista Tom Rich, do Museu de Vitoria, em Melbourne.


Os fósseis fragmentados eram conhecidos desde 1930, mas a pouca quantidade de indícios deixou frustradas gerações de caçadores de fósseis, que procuravam por amostras mais completas. Os últimos foram encontrados por meio de escavações no solo das formações Winton (rochas sedimentares com idade calculada em cerca de 95 milhões de anos [sic], localizadas no centro-oeste do país).


Mais novos fósseis estão no local, incluindo um saurópode muito estranho, e uma pequena espécie que não é um dinossauro, de acordo com Hocknull. "Todo o fóssil encontrado é novo para a ciência."


0 comentários:

Postar um comentário